Notícias

Displaying 1-10 of 47 results.

LIVE - 05 de novembro com a Neurocientista Dra Natalia Mota

Análises computacionais de aspectos da linguagem resultaram em um método rápido que antecipa em meses diagnósticos de esquizofrenia e transtorno bipolar. Saiba mais nesta LIVE.

CONTINUAR A LEITURA...

LIVE

Você não pode perder! agende-se!

CONTINUAR A LEITURA...

10 DE OUTUBRO - DIA DA SAÚDE MENTAL

Mais do que um dia importante, onde comemoramos o Dia Mundial da Saúde Mental, devemos estar atentos a detalhes que podem fazer a diferença em nossas vidas. 

O ano de 2020 foi atípico para o mundo, não apenas para mim ou para você, mas para a população mundial, sem escolher credo, sexo, situação financeira. Fomos todos afetados pela pandemia, onde o mêdo, pânico, ansiedade, depressão, entre outros transtornos passaram a fazer parte da nossa vida, nos tirando da nossa condição de pessoas ditas "normais". Aprendemos muito mais sobre saúde mental do que havíamos um dia lido. Fomos obrigados a parar e cuidar de nós, de nossa mente.

Dia 10 de outubro tornou-se agora, de fato, um dia simbólico onde aprenderemos ainda mais.

Participe das programações pelo canal

Canal do YouTube da Psiquiatria... CONTINUAR A LEITURA...

Série de TV Linha Tênue




Caso Não esteja visualizando o vídeo -> https://www.youtube.com/watch?v=dsWDLH9cHUc&feature

Mais um programa televisivo que retrata os transtornos mentais diversos.

Trailer 1 da série LINHA TENUE - Estreia em 12-08 no Discovery Channel as 23:35 hs

CONTINUAR A LEITURA...

SBT BRASIL exame de sangue para diagnosticar Esquizofrenia




Caso Não esteja visualizando o vídeo -> https://www.youtube.com/watch?v=yF4QWxDL8VM

A Unifesp e Unicamp, juntas, na pesquisa para diagnosticar a Esquizofrenia através de exame de sangue.

 

CONTINUAR A LEITURA...

Esquizofrenia e Maconha - LIVE ABRE

Não perca a LIVE da ABRE

CONTINUAR A LEITURA...

Dia da Pessoa com Esquizofrenia




Caso Não esteja visualizando o vídeo -> https://www.youtube.com/watch?v=a_9M20WvQGU

Dia 24 de Maio é o dia mundial da pessoa com Esquizofrenia.

O que precisamos é mostrar superações, vontade de vencer e a capacidade para tal. Todos enfrentamos dificuldades, alguns, porém, sofrem mais e são "perseguidos" pelo estigma. Por isso, temos este vídeo para mostrar que mesmo enfrentando uma patologia complexa é possível viver. Tenhamos amor, respeito e empatia.

CONTINUAR A LEITURA...

Semana de Conscientização sobre a Esquizofrenia




Caso Não esteja visualizando o vídeo -> https://www.youtube.com/watch?v=D5IQenQYC9o

De 20 a 27 de Maio acontece a Semana de conscientização sobre a Esquizofrenia. Este ano, por ser atípico por ocasião do covid-19, muitas atividades foram suspensas e, por isso, as LIVES estão sendo o melhor recurso para não deixarmos passar em branco.

A AMME fez este vídeo, com a participação dos protagonistas e também com algumas mães de AMME, uma forma de deixarmos o recado de que, Esquizofrenia. Sim, é possível conviver e viver!

 

CONTINUAR A LEITURA...

ESQUIZOFRENIA E COVID-19: DEMANDAS APRESENTADAS POR MÃES E FAMILIARES

“ESQUIZOFRENIA E COVID-19: DEMANDAS APRESENTADAS POR MÃES E FAMILIARES”
Por: Luciene Redondo e Sarah Nicolleli
 
O impacto do novo coronavírus é ainda mais trágico quando anterior à pandemia, a realidade das políticas de saúde, assistência social e saneamento básico já são sucateadas, frágeis e insuficientes ao contingente populacional. Dificuldades de acesso a consultas com psiquiatra e outros profissionais essenciais na saúde mental, são realidades infelizmente já conhecidas das famílias de pessoas com esquizofrenia que dependem de atendimento do SUS nos diversos estados brasileiros. A pandemia evidencia a desassistência e estigma que sempre existiu aos portadores de doenças mentais e intensificam no ambiente familiar, preocupações legítimas sobre a capacidade de atendimento especializado durante o estado... CONTINUAR A LEITURA...

O paciente psiquiátrico: mais invisível que o virus

O paciente psiquiátrico: mais invisível que o vírus
Por: Dr Gustavo Xavier, Médico Psiquiatra




Invisível e esquecido. O paciente psiquiátrico não está nas manchetes como o temido coronavírus, dominando todas as mídias. Pelo contrário, continua sem voz e excluído, frente a avalanche de informações, sejam verdadeiras ou falsas, a respeito da pandemia atual. Os especialistas, angustiados pelas previsões, congelam a atenção em projeções sobre infectados, internados e falecidos, e parecem ignorar o adoecimento psíquico. Sobram tabelas, gráficos e as famosas curvas. Porém, o que trato aqui é sobre uma reta permanente e ascendente: o aumento dos transtornos mentais.

O preconceito contra os portadores de transtornos mentais chama-se psicofobia. Ela faz parte da humanidade desde seu início, e seu fen&o... CONTINUAR A LEITURA...