Skip to content

Dicionário Anticapacitismo

Para combater o preconceito contra a esquizofrenia e levar informação de qualidade à sociedade, nos unimos ao Programa de Esquizofrenia (PROESQ), à Associação Mãos de Mães de Pessoas com Esquizofrenia (AMME) e à Associação de Crônicos do Dia a Dia (CDD) para a realização de mais uma fase da campanha Ouçam Nossas Vozes.

Neste ano, o foco é a discussão sobre a linguagem inclusiva em saúde mental, com o lançamento do “Dicionário Anticapacitista em Saúde Mental”, que trata sobre o capacitismo, ou seja, a discriminação de pessoas com deficiência e/ou transtorno psiquiátrico¹.

O dicionário conta com uma série de expressões, como “surtado(a), “lunático(a), “retardado(a)” e “maníaco(a)”, que costumam ser associadas pejorativamente a quem vive com a esquizofrenia e outras condições psiquiátricas, reforçando o preconceito e o estigma em torno das doenças mentais. No carrossel, você confere algumas delas.

Para fazer o download do “Dicionário Anticapacitista em Saúde Mental”, basta acessar o link da nossa bio. Marque aquelas pessoas que podem tem interesse neste conteúdo e nos ajude a ampliar essa conversa tão importante!

#ParaTodosVerem: esse conteúdo possui texto alternativo.
#JanssenBrasil #Esquizofrenia #OucamNossasVozes

Referência:
1 O que é o capacitismo e como ele se apresenta na sociedade. Fundação Telefônica Vivo. Disponível em: https://fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/o-que-e-o-capacitismo-e-como-ele-se-apresenta-na-sociedade

Compartilhe esta notícia